Como aumentar a duração da bateria do seu smartphone

Como aumentar a duração da bateria do seu smartphone

Os smartphones cresceram em vários aspectos. Eles são maiores (tamanho mesmo), contam com maior resolução, processadores mais parrudos e recursos mil. O problema é que a bateria não acompanhou o crescimento, quando no máximo manteve o consumo anterior. Bem, vamos listar algumas dicas para que a bateria do seu smartphone dure um pouco mais. Quem sabe, um dia inteiro.

Diminua o brilho da tela e o tempo que ela fica ligada
Bateria
Ajuste de brilho no iOS
Uma das partes que consome a maior quantidade de energia é a tela. Isso não é novidade. Ela não consome apenas no brilho, mas também no processamento das imagens e outros pontos. Uma das formas de aumentar a autonomia da sua bateria é diminuir o brilho manualmente, ou deixar em opções de brilho automático. Se possível, diminua mesmo.
Desligar a tela em um menor tempo, aquele que o aparelho desliga automaticamente, também ajuda - lembrando que ela é uma vilã do consumo, é bom manter desligada sempre que possível.
Fique longe de altas temperaturas
Calma. Isso não significa que se você for dar um rolê no deserto do Atacama, sua bateria vai durar cinco minutos. Não. De acordo com o site Battery University, o calor é um dos responsáveis pelo consumo extra de energia do dispositivo - isso vale desde baterias de relógios de pulso, até para bateria do carro. Para ter uma ideia, uma bateria de ácido selada deve durar uns 10 anos com a temperatura girando próximo dos 25 graus. Com 33 graus o tempo de vida cai para a metade - cinco anos.
A dica é deixar o celular longe de carros fechados no Sol, ou de janelas com a luz solar em cima do aparelho. Isso já ajuda.
Desligue recursos não utilizados
Bateria
Recursos podem ser desligados
Este passo é mais simples nos Androids, já que a imensa maioria dos fabricantes insere alguns atalhos na barra de notificações. É só tocar e desligar. Alguns aparelhos, como o Galaxy S4, contam com vários sensores e recursos funcionando 24 horas por dia. Convenhamos que você não utiliza tudo isso e, muito menos, todos ao mesmo tempo. Desligue o que você não usa. Desligue o GPS quando não for utilizar nenhum serviço de navegação. Desligue o Wi-Fi quando estiver apenas no 3G. Desligue o Bluetooth quando não estiver compartilhando nada, nem usando algum acessório. Desligue o 4G, quando você quer apenas uma conexão sem grandes velocidades - como para apenas ler um tuíte.
Feche os aplicativos abertos
Bateria
Apps abertos consomem mais bateria
Sim, todos. Todo aplicativo aberto (mesmo no background) está utilizando alguma coisa do processador, GPU e outras partes do aparelho. Feche todos, sempre. Esta é uma das mágicas das baterias de longa duração dos feature phones: eles não deixam apps abertos em segundo plano. Entendeu? Faz uma diferença enorme.
Tente não ficar sem sinal
Buscar sinal da operadora onde não existe, é uma tarefa árdua para o aparelho. Tarefas árduas consomem mais energia e, neste caso, bastante energia. Se você sabe que não terá nenhum sinal (como dentro de algumas estações de metrô onde ainda não há sinal), mude para o modo avião. Você não teria sinal mesmo, qual a diferença? Simples: além de não ter sinal, agora a sua bateria vai durar um pouco mais.
Sempre carregue o aparelho
Se você tem alguma idade, algo acima de 20 anos, lembra de conselhos como "deixa descarregar para depois carregar". Ou então "vai viciar a bateria! Carrega ela inteira!". Estes conselhos não são inválidos, eles eram reais. Baterias antigas realmente tinham problemas quando a carga não era efetuada por completo, ou quando ela não acabava para depois carregar. As antigas baterias, como as de níquel, precisavam de cuidados especiais e saber como carregar na tomada de forma correta.
Hoje, todas as baterias são feitas de lítio (Li-on). Este tipo de bateria não vicia e não necessita esperar descarregar ou aguardar que o aparelho carregue 100%. Além disso, quando carregada por completo, estas baterias não permitem que a energia carregue novamente as células internas - elas são programadas para carregar apenas quando certo percentual é alcançado.
Em outras palavras, uma dica que eu dou é: sempre deixe o smartphone carregando de noite, enquanto estiver dormindo. Pense: você não vai usar, estará dormindo. Então mantenha carregando. Isso permite que ao acordar, a bateria esteja sempre carregada em 100%.
Utilize baterias externas

Mophie Juice Pack Helium
Se você é um usuário que não fica longe do smartphone, que joga bastante e que utiliza vários recursos do aparelho. É bom ter uma bateria por perto para carregar. Algumas são criadas em forma de cases, comuns para os usuários de iPhones e - infelizmente - não tão comuns para Androids e Windows Phones. Elas ficam no lugar das capinhas, protegem os aparelhos e ainda garantem uma carga extra para emergências. Eu utilizo uma da Mophie no meu iPhone 5 e ela garante, ao menos no modelo Helium que comprei, 80% de carga extra.

Carregador Turbo 7000 da Proporta
Uma solução para qualquer aparelho, que carregue por USB - GPS, Androids, Windows Phone, câmeras fotográficas e vários outros dispositivos - é usar uma bateria externa com porta USB. A imagem acima é a versão Carregador Turbo 7000, da empresa Proporta. Ela, em testes realizados, foi capaz de carregar três vezes a bateria do meu iPhone 5, parte da bateria de um iPad Mini e metade da bateria de umRazr i. Ainda assim, há metade da carga pronta para carregar mais aparelhos.
Há outras fabricantes que criam estas baterias, como a Sony, Nokia e até fabricantes de pilhas, como a Duracell. O modelo de bateria externa que utilizei foi cedido pela Proporta.
Compartilhar no Google Plus

androidzproduction

    Blogger Comment
    Facebook Comment
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial