Facebook, Nokia, Samsung e outras empresas querem conectar o mundo

Internet.org

O Facebook e um grupo de empresas que inclui Nokia, Ericsson, Opera, Qualcomm e Samsung, querem levar a internet para os dois terços da população mundial que ainda não possuem acesso a ela.
Segundo esse texto sobre o projeto, o acesso à internet no mundo vem crescendo 9% ao ano, um ritmo muito lento para alcançar os mais de 4 bilhões de pessoas ainda sem acesso. Com a parceria entre essas empresas, o Facebook criou o Internet.org, um projeto para acelerar a conectividade do mundo todo.
Serão três pilares principais nesse projeto. O primeiro éAcessibilidade, onde os fundadores desenvolverão maneira baratas de acesso à internet, incluindo smartphones. O segundo é Eficiência, que focará na compressão de dados e outras técnicas para usar menos banda. O terceiro e último é o Modelos Econômicos, onde o foco será desenvolver modelos de negócios para incentivar companhias de todos os tipos a prover maneiras baratas e acesso completo a internet em regiões escolhidas.
 Todo o projeto faz sentido não apenas no aspecto social, mas também no comercial. Enquanto no mercado europeu e norte-americanoo uso de internet já atingiu ou está próximo de atingir um pico, quase saturado, os países emergentes se tornam a opção mais viável para empresas como as deste grupo possam crescer ainda mais.
Isso significa que não apenas o Brasil, mas principalmente a África, pode ser beneficiada com o Internet.org. Parece uma iniciativa menos "utópica" do que o Project Loon, da Google, que pretende cobrir o mundo com balões Wi-Fi, e bem mais paupável. [Internet.org]
Compartilhar no Google Plus

androidzproduction

    Blogger Comment
    Facebook Comment
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial