WSJ: HTC está desenvolvendo um novo sistema operacional móvel para China.
HTC está supostamente trabalhando em um novo sistema operacional móvel sob medida para os clientes chineses. O sistema operacional, que tem o apoio de autoridades chinesas, poderia ser lançado até o final do ano.
HTC não fez segredo de seus planos para desenvolver sua presença no mercado chinês em expansão. Enfrentando desafios terríveis nos mercados ocidentais maduros, a empresa de Taiwan espera que a China como um reservatório inexplorado de crescimento.
Neste contexto, não é surpreendente saber que a HTC está colocando recursos para o desenvolvimento de um novo sistema operacional móvel projetado especificamente para os consumidores chineses. Citando "pessoas familiarizadas com o projeto", informou o Wall Street Journal relata que a HTC presidente Cher Wang está pessoalmente supervisionando o desenvolvimento do novo OS, com a entrada de funcionários do governo local.
Dispositivos rodando o novo sistema operacional JÁ FORAM ENTREGUES AOS FUNCIONÁRIOS DO CHINÊS PARA TESTE
Para diferenciar o novo sistema operacional, a HTC vai oferecer "integração profunda", com serviços de internet chineses como Weibo, um serviço de microblog imensamente popular que é semelhante ao Twitter. O projeto é declaradamente bastante avançado: dispositivos que executam versões mais antigas do novo sistema operacional já foram entregues a autoridades chinesas para testes. O novo software pode lançar até o final do ano, informa o WSJ.
Android-base ou completamente novo?
A grande questão é saber se o novo sistema operacional será totalmente novo ou apenas uma versão modificada do Android. Aparentemente, HTC mudou de idéia sobre o assunto recentemente, este ano, mas não está claro qual curso de ação a empresa adotou.
É improvável que esse HTC iria escolher para a mesa Android e, assim, quebrar o seu Open Handset Alliance (OSHA) compromissos. Membros da OSHA empenhada em manter a integridade do Android e abster-se do desenvolvimento de garfos, que são sistemas operacionais baseados no Android que se afastem significativamente da versão desenvolvida pelo Google e são geralmente incompatíveis com os serviços do Google.
O exemplo mais conhecido de uma empresa que bifurcada Android é a Amazon, que usa uma versão modificada do sistema operacional para poder seus tablets Kindle. No entanto, a empresa de Jeff Bezos 'não é um membro da OHSA por isso não tem qualquer obrigação para com o Google. Um caso de um membro OHSA envolvido na bifurcação Android ocorreu no ano passado, quando Acer caiu o seu apoio ao baseado em Android OS Aliyun, desenvolvido pela gigante chinês de comércio eletrônico Alibaba, seguindo objeções do Google.
HTC é demasiado investido em Android arriscar comprometer a sua relação com o Google, por isso as únicas opções restantes são de que ele está desenvolvendo uma versão do Android pele ou um sistema operacional completamente proprietária. Indo o último caminho exigiria recursos substanciais, que dinheiro HTC amarrado pode não ser capaz de proteger. Portanto, é provável que a HTC está simplesmente mudando a aparência e funcionalidade non-core do Android para torná-lo mais atraente para os usuários chineses.
Apoio oficial
Qual é o papel do governo chinês no projeto? É difícil dizer sem mais detalhes, mas as autoridades chinesas têm expressado preocupações sobre a dependência do país em software produzido no Ocidente. China recentemente uma parceria com a empresa de código aberto Canonical para desenvolver uma versão padronizada Ubuntu Linux para ser usado em computadores de propriedade do governo.
O governo chinês pode estar interessado em um projeto semelhante para sistemas operacionais móveis, mas não está claro por que ele faria uma parceria com uma empresa de Taiwan, em vez de caseiros gigantes como Huawei, ZTE, ou Lenovo.
Blogger Comment
Facebook Comment