O conceito de computação voluntária, no qual usuários doam a capacidade ociosa de processamento de seus computadores para analisar dados científicos, chegou aos dispositivos móveis. O software BOINC (Berkely Open Infrastructure for Network Computing) está disponível gratuitamente no Google Play e seus usuários podem ajudar a progredir pesquisas científicas.
Os smartphones de quem instalar o aplicativo, durante seu tempo ocioso, terão sua capacidade usada por pesquisadores do IBM World Community Grid e do projeto de física Einstein@Home, que vão acelerar um projeto de combate à AIDS.
É possível escolher em qual projeto contribuir com o BOINC
Esses grupos também trabalham com o descobrimento de diversas curas médicas, e também têm outro projeto sobre a procura de novas estrelas e pulsares desconhecidos para ajudar a compreender a evolução do universo.
E quem está preocupado sobre o impacto do BOINC na bateria do aparelho e no consumo de dados pode ficar tranquilo: o aplicativo só é executado quando o smartphone está sendo carregado, se a bateria estiver acima de 90% e quando o dispositivo está conectado em uma rede Wi-Fi local.
A computação voluntária já conseguiu mais de 2,3 milhões de computadores contribuintes de 80 países diferentes. [Mobile Time]
Blogger Comment
Facebook Comment