Quem nunca passou pela frustrante experiência de ter que se desfazer de um aparelho por um defeito em uma parte especifica e ficou se perguntando se valeria mais a pena comprar um novo ou tentar consertar o defeito? A ideia do designer holandês Dave Hakkens é desenvolver um smartphone onde não seria necessário jogar fora o aparelho em caso de um problema em uma parte especifica.
O smartphone modular foi batizado de Phoneblocks e a ideia é fazer com que o telefone seja dividido em blocos ou módulos: um para a rede wifi, outro para o bluetooth, um para a câmera, alto-falantes, e assim por diante. Como todos são ligados por pontos de uma rede elétrica, podem ser substituídos a qualquer momento. No site oficial existe um vídeo onde fica claro que o aparelho vai permitir que os usuários montem um smartphone personalizado. Já pensou ter a camera de uma marca, o wi-fi de outra e o bluetooth de outra?
Alem disso, será possível substituir blocos defeituosos por outros novos, ao invés de jogar o smartphone fora. Por exemplo: se uma parte para de funcionar, como o bluetooth, este módulo seria substituído por outro novo, e não haveria a necessidade de descartar o aparelho por causa do problema.
Apesar de reduzir o desperdício e ser uma ideia sustentável, a execução do Phonebloks pode representar um desafio. No momento, Dave tem um protótipo e lançou uma campanha no site oficial para conseguir suporte e mostrar para a indústria que a ideia tem mercado. Ele tinha o objetivo de conseguir 50 mil adeptos, mas este objetivo já foi alcançado. Mas o maior desafio será mesmo técnico. Para dar certo, o Phoneblocks depende de que os grandes fabricantes como Samsung, Apple e Motorola aloquem recursos para desenvolver peças padrão, compatíveis com o Phoneblocks.
Ainda assim, trata-se de uma ideia interessante que pode desenhar o caminho para uma indústria mais sustentável, justa e econômica. Será que a gente chega lá um dia?
Blogger Comment
Facebook Comment