Uma nova função está em fase de testes para o aplicativo do Facebook. Ela permite que os vídeos postados por usuários sejam automaticamente ativados na newsfeed. Uma boa novidade, mas que pode esconder interesses comerciais: as campanhas publicitárias em vídeo.
Até agora é preciso clicar no play para que um vídeo do feed de notícias seja iniciado, mas isso irá mudar. A primeira fase de testes nos EUA já começaram, e em breve os vídeos postados no perfil do usuário ou através de apps como o Instagram serão iniciados automaticamente, tão logo sejam visíveis na tela. Para ativar o som, contudo, será preciso clicar sobre o vídeo. Isso seria uma forma de tornar o feed de notícias mais interessante, além de estimular maior interatividade (comentários e cliques em “curtir”).
Ainda não se sabe em quanto tal função aumentará a taxa de transferência de dados, um aspecto importante para usuários com planos restritos.
Não é preciso ser nenhum vidente para saber que essa função, mais cedo ou mais tarde, também será usada para campanhas publicitárias na newsfeed. Se você já acha demais a seção de “Páginas recomendadas” que aparece vez ou outra entre os posts dos seus amigos, prepare-se: ela em breve deverá vir também em movimento.
Será que o Facebook caminha para virar uma seção virtual (e agora animada) de anúncios pagos de jornal?
Blogger Comment
Facebook Comment