Com o escândalo de espionagem envolvendo o governo americano e sua agência de segurança nacional (NSA), muitas pessoas ficaram ainda mais preocupadas em relação a sua privacidade, principalmente em aparelhos eletrônicos como smartphones. Os aparelhos da Apple, por exemplo, foram grande alvo de espionagem por parte da NSA. Sendo assim, muitos políticos e executivos provavelmente estão procurando soluções fora das grandes fabricantes para um aparelho de comunicação seguro.
Sendo assim, muitas companhias estão tirando proveito disso e lançando seus aparelhos com segurança mais complexa para tentar escapar de qualquer tipo de espionagem, em especial da NSA.
Uma das fabricantes a lançar um smartphone "anti-espionagem" é a Bull SA, uma fabricante francesa de aparelhos de segurança. O smartphone chamado Hoox m2 conta com diversos mecanismos de segurança e todas as informações são criptografadas tanto em software como em hardware. Além da leitura de impressão digital e outros métodos de autenticação, o aparelho roda uma versão modificada do Android que criptografa todas as ligações, mensagens SMS e emails.
Apesar disso tudo, as especificações são modestas, sendo que o Hoox m2 vem com uma tela de 4,68 polegadas com resolução 540x960 pixels, processador Cortex A5 quad-core 1,5GHz, 1GB de RAM e câmera de 5 megapixels na traseira. O brinquedo para gente grande (muito grande) pode ser comprado por salgados US$ 2760.
Esse é apenas um dos diversos aparelhos que prometem segurança máxima. a GSMK, fabricante alemã, também tem seu próprio smartphone desse tipo chamado CryptoPhone. Com certeza outras fabricantes entrarão na brincadeira. Agora só resta termos algo realmente efetivo nos smartphones normais, já que privacidade não deveria ser algo comprado e sim um direito de todos. #PhoneArena
Blogger Comment
Facebook Comment